Curatec
Curatec Hidrogel com AGE é um curativo primário estéril que consiste em um gel hidratante rico em AGEs, que são capazes de manter o ambiente úmido ideal para a cicatrização, o desbridamento e o alívio da dor. Além disso, o produto é o único hidrogel do mercado que contém AGEs.
- Embalagem econômica que possibilita aproveitamento total do produto
- Fácil aplicação e remoção
- Formulação rica em AGEs que acelera a cicatrização
- Diminui a dor, proporcionando maior conforto ao paciente
- Viscosidade ideal que mantém o produto no leito da ferida
- Curativo estéril, garantindo segurança na aplicação
Características |
Benefícios |
Prático |
Fácil aplicação. Pode ser removido facilmente pela irrigação com solução fisiológica |
Enriquecido com óleos de origem vegetal |
Os AGEs favorecem a atividade celular, estimulando a proliferação do tecido de granulação e epitelização |
Mantém o meio hidratado, úmido e protegido |
Proporciona sensação refrescante e diminui a dor. Estimula o desbridamento autolítico e confere proteção às feridas secas, com necrose ou esfacelo, que atrasam o processo cicatricial |
Apresentações |
Embalagens |
Bisnaga de 15g |
Caixa com 60 unidades |
Bisnaga de 30g |
Caixa com 18 unidades |
Número de registro ANVISA: 80246910007
O que são os AGEs?
Os ácidos graxos são moléculas compostas por uma série de átomos de carbono, unidos uns aos outros por ligações simples (ácidos graxos saturados) ou duplas (ácidos graxos insaturados), contendo um grupo carboxil em uma extremidade e uma cauda hidrocarbonada. Os ácidos graxos apresentam diferentes tamanhos de cadeia, podendo ter de 3 a 24 átomos de carbono.
Existem alguns ácidos graxos que o organismo do ser humano não é capaz de produzir, proporcionando a eles a denominação de “Ácidos Graxos Essenciais” (AGEs). Dessa forma, temos que adquiri-los de fontes externas, como a alimentação e a aplicação tópica, sendo que as fontes mais comuns destes componentes são os óleos de origem vegetal.
A membrana das células do ser humano é constituída por moléculas denominadas fosfolipídeos, que são capazes de manter a integridade das células e, além disso, são responsáveis pela característica semi-permeável da mesma. Os AGEs, por sua vez, fazem parte da composição estrutural dos fosfolipídeos, contribuindo, dessa forma, para a manutenção da integridade de todos os tecidos do corpo, especialmente a pele (Figura 1). Além disso, por fazerem parte da camada mais externa da epiderme (estrato córneo), os AGEs são muito importantes para manter a higidez da pele, evitando a perda de água transepidérmica e garantindo a sua elasticidade e integridade.
Figura 1: Esquema da membrana celular
No homem adulto a carência de AGEs é rara, mas se manifesta mais frequentemente por problemas cutâneos, como dermatoses, retardo na cicatrização, problemas de equilíbrio lipídico do soro, de coagulação e funções plaquetárias.
Tratamento com CURATEC
Rapidez na cicatrização
A rapidez com que uma ferida cicatriza depende de uma série de fatores gerais como idade, estado clínico, nutricional, patologias manifestadas, medicamentos, entre outros.
Quando focamos a relação ferida x paciente x profissional de saúde alguns pontos devem ser destacados:
- A rapidez na cicatrização é sinônimo de melhor qualidade de vida para o paciente e seus familiares;
- Acelerando a cicatrização da ferida os custos de tratamento bem como o tempo dispendido por profissionais de saúde em procedimentos será menor;
- A cicatrização de uma ferida crônica permite a reinclusão social do paciente, que em muitos casos fica isolado do convívio social quando é portador de feridas crônicas.
Os fatores técnicos preconizados para acelerar o processo cicatricial são:
- Manutenção da lesão hidratada
- Conservação da temperatura corpórea no leito da ferida
- Controle da infecção e do exsudato
- Permissão de trocas gasosas entre a ferida e o ambiente
- Presença de barreira isolando a ferida do meio externo
- Não aderência do curativo ao leito da lesão
- Baixo custo do tratamento
MECANISMO DE AÇÃO: