Hiodoraku ou Ryodoraku
Mapa Energético
O Ryodoraku entra na categoria de metodologia de analise do estado energético do indivíduo (Ryo significa boa, Do significa conduzir e RAKU significa linha), que significa linha de boa eletro condutividade.
Seu criador foi o médico Yoshio Nakatani, em 1950, que abordou a acupuntura através da eletro física e descobriu que os pontos que compõem os meridianos(caminhos de energia) oferecem menor resistência elétrica que o resto do corpo.
Pelo método Ryodoraku demonstrou-se cientificamente, que de acordo com a resposta da resistência da pele ao estímulo elétrico, pode-se comprovar o desequilíbrio orgânico e conseqüente surgimento da doença. A teoria se baseia na análise do Sistema Nervoso Autônomo Simpático e Parassimpático.
O mapa energético quando comparado ao método de diagnose tradicional como inspeção, anamnese, pulsologia e palpação, apresentou-se mais objetivo, com resultados científicos e holísticos. Resultados estes, que qualquer um pode observar, podendo ser apresentado ao paciente em forma gráfica e impressa assim, ele pode seguir o progresso do seu tratamento.
Fazendo um diagnóstico dos meridianos anormais e usando o mapa energético ou Ryodoraku, o terapeuta pode usar diferentes métodos de tratamentos como: laserpuntura, aurículopuntura, moxabustão, reiki, colorpuntura, eletroacupuntura, acupuntura, fitoterapia, florais, do in, massagem, crâniopuntura, Qi gong, Tui-Na , orientação nutricional, orientação emocional, dentre outros.
É essa praticidade e a visão holística do mapa energético que faz o resultado do tratamento ser mais efetivo e muito mais rápido, possibilitando ao paciente tornar-se agente da sua própria saúde e obter uma melhoria constante em sua qualidade de vida.
Terapia Ryodoraku de Regulação do sistema nervoso autônomo
Trata-se do diagnóstico e da terapia com base na teoria de Ryodoraku.
Conforme explicado acima, na Teoria Ryodoraku, os pontos que mostram a variação de corrente elétrica são considerados pontos Ryodo (eletropermeáveis), pois, lembrando, de acordo com a resposta da resistência da pele ao estímulo elétrico, pode-se comprovar o desequilíbrio orgânico e conseqüente surgimento da doença.
As linhas traçadas, ligando esses pontos são chamadas de Ryodoraku. Método terapêutico Ryodoraku foi concebido como uma terapia de estímulo, presumindo que há conexão de Ryodoraku com as funções do sistema nervoso simpático.
Utilizando a resistência dérmica, como indicador do estado do sistema nervoso autônomo (simpático), detecta a variação relativa do equilíbrio físico e a processa estatisticamente. Assim elabora a estratégia de tratamento para contribuir na cura de doenças e promoção de saúde, além de avaliar objetivamente os efeitos de tratamentos.