Termografia

Termografia

 
 

TERMOGRAFIA (InfraRed)

Conheça mais sobre a Imagem Infravermelha:

  • é um dos métodos mais modernos de diagnóstico da atualidade. 
  • É capaz de detectar inúmeras doenças, muitas vezes não detectadas por outros métodos, e de forma ainda mais precoce. 
  • É um exame totalmente não invasivo e sem nenhum contato físico. Além de não emitir nenhum tipo de radiação é totalmente indolor. Portanto, pode ser empregado em crianças e gestantes, sem nenhum tipo de risco. 
  • é especialmente útil em pacientes com dor crônica que já sofreram outros tipos de exames ou múltiplos procedimentos dolorosos, e que, portanto mostram alguma resistência na realização de mais exames ou provas diagnósticas.
  • também conhecida como TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA, pode ser repetida tantas vezes quanto necessário sem risco ou dor para o paciente.
  • de alta resolução é uma técnica de diagnóstico já realizada em diversos países da Europa, Ásia e América do Norte, permitindo a análise de variações mínimas na temperatura da pele.

Lesão no nervo ulnar. A pele das pessoas com saúde possui uma SIMETRIA térmica indicativa de normalidade. Uma vez detectada qualquer ASSIMETRIA, isto indica uma alteração no organismo. Porém, a mão humana só é capaz de discriminar alterações de no máximo 2°C. No entanto a Imagem Infravermelha, ou Termografia, é capaz de avaliar até um décimo de grau centígrado e ainda mais, sem nenhum contato físico ou contraste.

Normalmente, um aumento na temperatura indica uma maior circulação sanguínea local que pode ser devida a um processo de dor ou um processo inflamatório entre outras causas.

Com relação a aumentos de temperatura, um aumento de temperatura em uma das mamas pode indicar a presença de um tumor, antes de o mesmo aparecer na mamografia. Por outro lado, a diminuição de temperatura também é importante na caracterização de doenças de má circulação sanguínea, lesões de nervos ou dores crônicas.

A Imagem Infravermelha é um método que complementa ainda mais os achados anatômicos das atuais técnicas radiológicas (radiografia, ultra-sonografia, tomografia, ressonância magnética) porque avalia como o corpo está funcionando, independente se há uma alteração de estrutura ou tecido detectável por esses exames.

É um exame básico na investigação de doenças, pois possibilita os seguintes benefícios:

• Um exame totalmente indolor;
• Um diagnóstico realmente precoce;
• O acompanhamento mais seguro das doenças crônicas;
• A detecção de doenças em fases mais precoces como: tumores de mama, doenças da tireóide, sobrecargas músculo-esqueléticas, alterações neurológicas, entre outras;
• A avaliação da recuperação do organismo aos diversos tipos de tratamentos (medicação, fisioterapia, cirurgias, acupuntura, eletro-estimulação);
• Que o paciente seja poupado de exames invasivos desnecessários e desagradáveis;
• Economia de muito tempo do médico na avaliação do seu paciente;
• Diminuição nos custos do tratamento do paciente, especialmente na diferenciação entre doença articular, neurológica, miofascial e circulatória em apenas um exame;
• Evidências de lesão permanente através da documentação por imagem da resposta aos tratamentos: favorável, desfavorável ou sem mudança apreciável.

COMO É REALIZADO

Com realizar o exame na sala de exames, a região de interesse (membros superiores, membros inferiores, tronco, cabeça, face ou o corpo todo) é exposta a uma temperatura ambiente agradável (22°C), por um período de 15 minutos.

Dessa maneira a superfície da pele vai equilibrando o seu calor com o meio ambiente, passivamente, até se estabilizar. Essa estabilização térmica cria na superfície da pele áreas de diferentes temperaturas. Uma câmera especial é então direcionada para o paciente para realizar a filmagem. Os filmes e imagens que são geradas são então avaliadas por um médico especializado.

Cada área da pele se comunica com um determinado órgão, articulação ou músculo através do sistema nervoso. Se houver qualquer alteração destas estruturas, isto vai aparecer como áreas de temperaturas anormais para a região, como você pode ver nessa imagem ao lado: Desta maneira é possível ver a função de cada órgão, articulação ou músculo partindo da regulação da temperatura. Em muitas ocasiões podem ser detectadas anomalias do funcionamento destes orgãos ou estruturas anos antes de aparecerem os primeiros sintomas (tumores de mama, sobrecarga músculo-esquelética e assim por diante).

COMO SE PREPARAR PARA O EXAME

Para se submeter a um exame de TERMOGRAFIA, você tem que se seguir as seguintes orientações: Venha tranqüilo e relaxado. Se você tiver ido a uma sessão de hidroterapia, massagem, fisioterapia, ou tiver tomado banho quente, ou ainda tiver feito exercícios físicos ou acupuntura espere pelo menos 3 horas antes de fazer o exame;

24 horas antes da termografia só tome os medicamentos estritamente necessários e recomendados por indicação médica. Não tome medicamentos que possam ser suspensos temporariamente (calmantes, analgésicos, antiinflamatórios, medicação para tireóide...). Se você estiver sob ação de medicamentos, consulte seu médico ou informe nossa equipe antes de realizar o exame;

Imagem infravermelha de corpo inteiro

No dia do exame não beba café, chá, bebidas alcoólicas, não faça refeições muito calóricas (gordurosas, doces), não fume e nem lave as mãos com água muito fria ou quente. Não use nenhum tipo de cosmético, desodorante, filtro solar, hidratante, creme na pele na região próxima a que vai ser examinada. Use uma roupa confortável e cômoda, não apertada; evite tecidos artificiais. Não vá com roupas que possam apertar as regiões que vão ser avaliadas (sutiãs, cintas, relógios, anéis, correntes).

Se possível, traga seu histórico médico e outros exames que já tenha feito. Não venha suado. É conveniente que relaxe aproximadamente 20 minutos, sentado na sala de espera. Não cruze e nem apóie as mãos e as pernas. Se você não puder cumprir alguma das orientações acima, isso deve ser comunicado à equipe antes do exame.